sábado, 5 de fevereiro de 2011

PORTABLE GIS

Para quem dispõe de pouco espaço no HD, coisa rara hoje em dia, tem dificuldades para instalar ou quer apenas conhecer um software existe a opção dos programas portáteis, ideais para trabalhar em netbooks, ou em locais que não disponham dos programas instalados. São muito bons para serem usados também em treinamentos e cursos rápidos.
Para geoprocessamento existe uma solução: foi liberada a versão 2 do Portable GIS, uma excelente aplicação para ser executada a partir de um disco externo, um pendrive e até de uma câmara digital  com os programas necessários para o manejo de informação  de espacial tanto a nível de escritório como web.
O arquivo instalador tem 467 MB, mas requer ao menos 2GB livres no pendrive para ser instalado, pois uma vez descompactado e funcionando chega a 1.2 GB o espaço requerido.
O pacote surpreende pela quantidade de programas que contem:
Software GIS de escritório
uDig (1.1.1)

GvSIG (1.1.2)
Quantum GIS (1.02)
Manipuladores de bases de dados:
PostgreSQL (8.4.01) (PgAdmin III y Psql Tools)
Programas para serviços web:
MySQ Database server
Postgre SQL Data server
Xampplite: PHP,
Apache (1.6.2)
Geoserver (1.7.6)
Aplicativos adicionais:
FWTools: ogr, gdal, python, mapserver, openEV (2.4.2)
Tilecache (2.10)
Featureserver (1.12)
PgAdmin III (1.10)
OpenLayers (2.8)
Utilitários: 
SqlSync (plataforma para sincronização de bases de dados)
GeoMetadataExtractor (extrai metadatos de imagens georreferenciadas)
Shp2Text (converte arquivos shp, com columnas de coordenadas)
Ogr2Gui (GUI para OGR toolkit)
ShapeChecker (Checa e corrige shape files corrompidos)
Como funciona
Simplemente baixe o instalador, execute-o e escolha a unidade de disco onde deseja a instalação.  Isto cria um executável que contem o menú, uma pasta chamada “USBGIS” que contem todos os programas, incluindo um arquivo autorun.info.
Sempre que for conectar o pendrive, deve-se executar o "setup Portable GIS”, para que o sistema reconheça o caminho que o sistema designou no dispositivo.  Após essa simples tarefa os programas estão prontos para o uso a partir de um painel onde você pode escolher o que vai utilizar no momento.

GEOMARKETING



Matéria introdutória para um tema moderno e desafiador. São novas (?) aplicações da velha geografia. Proposta: a Geografia ajuda o marketing, certo? O marketing poderia nos ensinar a vender melhor esse produto que todo mundo conhece e o consome tão pouco: a Geografia. Às vezes acredito que nós geógrafos temos uma autoestima muito baixa. precisamos investir em modernização, incluindo aí muitas mentes ou modos de pensar.
Clique AQUI para acessar a matéria da revista Geografia da Editora Escala. Comentem!