quinta-feira, 7 de julho de 2011

USO DE IMAGENS E MAPAS DO GOOGLE


Milhões de pessoas acessam o Google Maps diariamente sem atentar para os termos de uso de imagens do Google. Uma troca de e-mails na lista de discussão do Arcgis-Brasil deixou-me curioso . Fui dar uma olhada e aí está. Atentem bem para isso:
Termos de Serviço para o Google Maps
Ao usar o Google Maps e quaisquer dados ou informações acessadas no Google Maps, você concorda em submeter-se aos nossosTermos de Serviço da Google, bem como a estes termos e condições adicionais. Para usuários individuais, o Google Maps, incluindo os resultados de pesquisas locais, os mapas e as imagens fotográficas, estão disponíveis apenas para uso pessoal, não comercial.
Imagens fotográficas
As imagens fotográficas disponibilizadas para exibição por meio do Google Maps são fornecidas sob uma licença não exclusiva e não transferível, para serem utilizadas apenas por você. Você não pode utilizar as imagens em nenhum ambiente comercial ou empresarial nem para nenhum fim comercial ou empresarial para você mesmo ou para terceiros.
Você não pode copiar, fazer engenharia reversa, descompilar, desmontar, traduzir, modificar ou fazer trabalhos com as imagens, no todo ou em parte. Você também não pode alugar, divulgar, publicar, vender, atribuir, arrendar, sublicenciar, comercializar ou transferir as imagens ou qualquer parte das mesmas ou utilizá-las de qualquer maneira que não seja expressamente autorizada por este Termo de Uso.

Tenho visto inúmeros trabalhos, incluindo os meus, utilizando essa ferramenta talvez por considerar que o que se encontra na rede é peixe, oops, é livre. Não é!
Vou repensar isso.
E você?