terça-feira, 15 de novembro de 2011

PANORAMA DA GEOGRAFIA BRASILEIRA


Aconteceu na Lista de Geografia:

A PERGUNTA:

De: Benjamim Pereira Vilela
Para: "listageografia@yahoogrupos.com.br"
Assunto: Panorama atual da geografia Brasileira

Prezados,

Escrevo-lhes para fazer um questionamento sobre o panorama da geografia brasileira (o que está estudando? Quais a principais correntes teórico - metodológicas?). Tal questionamento foi por colegas, tentei responder mas gostaria de ouvir mais pessoas...

Obrigado.

Benjamim

A RESPOSTA:

De: Fábio Adorno Espósito
Para: listageografia@yahoogrupos.com.br
Assunto: Re: Panorama atual da geografia Brasileira

Caro colega,

Utilizarei para caracterizar a atual geografia brasileira os mesmos termos utilizados pelo físico Tony Rothman sobre a internet, em seu livro "Tudo é relativo": a atual geografia brasileira tem "a largura de uma galáxia, e a profundidade de um dedo".
Falamos sobre tudo (aquíferos, psicologia, imagens de satélite, relações homoafetivas, política rasteira), mas com a presunção de que podemos ignorar as ciências que melhor estudam certos assuntos em nome do "fim das fronteiras disciplinares" e do poder de nossas "territorialidades", "espacialidades" e outros conceitos bambos.
E não satisfeitos em estudar tudo, o todo, as múltiplas "percepções" de cada um e de todos, queremos ampliar um pouco mais nossos objetos (d)e estudos.
Ah, também temos o curioso hábito de deixar que outros profissionais façam nossas obrigações (como descrever paisagens, coletar dados de campo, produzir mapas temáticos de qualidade, etc.) de forma incompleta (afinal não são geógrafos), porque somos superiores e modernos demais para estas simplicidades "tradicionais", "cartesianas" e "deterministas".
Enfim, a atual panorama da geografia brasileira é tão vasto, esplêndido, multidisciplinar e livre que nem eu, nem você, tampouco seus colegas temos a capacidade de compreender, quanto mais de explicar

Abraços,

Fábio Adorno Espósito

Santas palavras, Fábio!